PUBLICIDADE

MS deve atingir universalização do esgoto até 2028; Em Caarapó nova ETE está 75% concluída

| CAARAPONEWS COM ASSESSORIA


Em julho deste ano, a cobertura de esgoto do Mato Grosso do Sul chegou a 70%. A expectativa é de que o Estado bata a meta da universalização, e seja um dos primeiros do país a universalizar a coleta e tratamento de esgoto, até o ano de 2028. 

Para chegar à universalização é preciso alcançar o patamar de 90%, considerando as ligações de esgoto gerais, e não o percentual de cada cidade. A expectativa do Governo do Estado é fechar o ano de 2026 com 85,6% de cobertura e, em 2031, chegar a 98%.

De acordo com a administração estadual, estão sendo feitos investimentos em obras, tecnologia de ponta e sistemas modernos, oriundos de uma PPP (Parceria Público-privada), que começou a valer em 2021.

Conforme o governador Eduardo Riedel, a expectativa é de que o Estado bata a meta antes do prazo previsto no Marco Regulatório. “Isto significa saúde, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente”, destaca. 

O Marco Regulatório Nacional estipula que todos os estados devem universalizar a água (99%) e esgoto (90%) até 2033. Dessa forma, é esperado que Mato Grosso do Sul atinja a meta cinco anos antes. Somente nos últimos quatro anos, foram implantados 553 quilômetros de rede coletora de esgoto em 52 municípios e um distrito, alcançando mais de 1 milhão de pessoas, com mais de R$ 450 milhões investidos. As obras serão feitas nas 68 cidades do Estado que têm a cobertura da Sanesul. 

Caarapó 
Na cidade de Caarapó, está sendo construída a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que deverá seguir o mesmo padrão tecnológico da construída em Dourados. Com 75% dos trabalhos concluídos, a nova unidade vai tratar 60 litros por segundo, com capacidade de suprir uma cidade de 50 mil habitantes.

A engenheira ambiental responsável pela obra, Thais Lopes, destaca que estão à espera dos tanques importados, para fazer a ligação de entrada (esgoto) e emissário final. “Já a parte de hidromecânica, de ligação, tratamento preliminar, floculador e decanters todas estão prontas. A expectativa é terminar em breve”.

Funcionário da obra, Neri Bento mora há seis meses em Caarapó, e foi para a cidade por causa do emprego. “Muito importante a cidade ter uma estação de tratamento como esta, faz bem às pessoas e ao meio ambiente. Os moradores acham muito importante o tratamento e querem melhorias, sempre perguntam sobre a obra e o tratamento de esgoto. Feliz participar de um projeto que vai trazer benefícios a todos”.

Já Wilson Beraldo é nascido e criado em Caarapó e trabalha há 22 anos na Sanesul, começou como encanador, depois virou leiturista, atendente e supervisor. Presenciou todas as fases e agora tem o esgoto na sua residência. “Quando comecei em 1983 não tinha nem hidrômetro na cidade, esgoto nem se ouvia falar. Depois da década de 2000 começou a tratar do assunto. Agora eu tenho privilégio de ter passado o esgoto na minha casa, tenho certeza que a rede traz aos contribuintes muitos benefícios”. 

O supervisor da Sanesul em Caarapó, Joelson Rocha, explica que a cidade tem um lençol freático bem superficial, então a fossa é bem inviável e traz transtornos à população, por isso a chegada do tratamento do esgoto é tão bem recebida pelas pessoas. “A nova ETE é um grande avanço. O tratamento será sem cor, sem cheiro, uma evolução grande, agregando valor ao município e meio ambiente. Tudo isto que está acontecendo é uma conquista, uma satisfação pessoal. Comecei na Sanesul há 16 anos como pedreiro e agora acompanho de perto esta nova realidade”. 

O ex-prefeito André Nezzi destaca que a construção dessa nova Estação de Tratamento e o aumento significativo das ligações foram exigências dele e da Câmara de Vereadores, durante seu mandato, para renovar a concessão do município com a Sanesul. "Ficamos felizes, quando assumi a Prefeitura, Caarapó tinha em torno de 25% apenas dos seus domicilios com ligações de rede coletora, hoje já são mais de 80% com ligações e com a conclusão dessa nova ETE que será a mais moderna do Estado, Caarapó brevemente chegará aos 100% de cobertura", concluiu


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE