Caarapó registra 109,4 sacas por hectare na colheita de milho da 2ª safra em MS
| CAARAPONEWS COM APROSOJA
A colheita do milho da 2ª safra 2024/2025 em Mato Grosso do Sul evidenciou fortes contrastes entre os municípios, com produtividades que chegaram a oscilar quase dez vezes dentro do estado. Em meio a esse cenário, o município de Caarapó se destacou positivamente, alcançando 109,4 sacas por hectare, um resultado próximo da média estadual, que ficou em 112,7 sacas/ha, conforme levantamento divulgado pela Aprosoja-MS nesta quinta-feira (11).
Esse desempenho coloca Caarapó em uma faixa intermediária superior, acima de importantes polos agrícolas como Dourados (96,5 sacas), Terenos (95,5) e Naviraí (79,6), e bem distante dos piores índices da safra, como os de Aquidauana (19,1) e Nova Andradina (31).
Apesar de não figurar entre os municípios com as maiores produtividades — como Chapadão do Sul (173,3 sacas/ha), Alcinópolis (160) e Sonora (152,5) —, o resultado de Caarapó demonstra regularidade e resiliência agrícola, especialmente diante das adversidades climáticas enfrentadas na reta final da safra.
Segundo a Aprosoja, as variações de produtividade em MS refletem uma combinação de fatores, como condições de solo, investimento em tecnologia e o impacto direto do clima. Em agosto, 43 das 55 estações meteorológicas monitoradas registraram chuvas abaixo da média, prejudicando o desenvolvimento das lavouras em várias regiões. Ainda assim, municípios como Caarapó conseguiram manter estabilidade e garantir bons volumes de produção.