Motorista e farmacêutica da Sesai de Caarapó ajudam indígena a dar à luz em veículo na BR-163
Parto de emergência aconteceu em estrada próximo à cidade de Juti (MS); mãe e bebê passam bem
| REDAçãO CAARAPONEWS
Um parto de emergência mobilizou profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) na manhã desta quarta-feira (16), por volta das 10h, quando uma mulher indígena entrou em trabalho de parto durante o trajeto até o hospital. O bebê nasceu dentro do carro oficial, uma caminhonete Chevrolet S-10, com a ajuda da farmacêutica Paula Luísa Cusinato Leitão e do motorista Enoques Farias, ambos servidores da Sesai.
A mãe, Janice Vilhalva, de 28 anos, moradora da aldeia Taquara, já apresentava contrações e rompimento da bolsa ao procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde indígena da aldeia, no município de Juti. O médico de plantão decidiu encaminhá-la ao hospital da cidade, solicitando que a farmacêutica acompanhasse o deslocamento.
“O trabalho de parto evoluiu rápido. Quando estávamos na BR-163, a cerca de 3 km da cidade, ela gritou que o bebê estava nascendo. Paramos no acostamento, abri a porta traseira da camioneta e ajudamos para que o neném nascesse ali mesmo”, contou Paula.
Segundo ela, o bebê foi imediatamente colocado sobre o corpo da mãe e coberto com o próprio casaco da farmacêutica. A equipe seguiu até o hospital de Juti, onde a equipe médica cortou o cordão umbilical, ainda dentro do veículo, e prestou os primeiros atendimentos à mãe e ao recém-nascido, um menino.
O motorista, Enoques Farias, também atuou com agilidade no momento crítico. “Quando saímos da estrada de chão e entramos na rodovia, a CCR estava sinalizando para abrir a pista contrária. Eu gritei para o funcionário e conseguimos passar a tempo. Uns 5 km depois, o bebê nasceu.”
Tanto a mãe quanto o bebê passam bem e permanecem sob observação médica no hospital de Juti. O caso emocionou a equipe de saúde indígena, que reforçou o compromisso com o atendimento humanizado às populações indígenas da região.