PUBLICIDADE

MS enfrentará pico de calor no fim de semana; Em Caarapó temperaturas podem chegar a 38°C

| CAARAPONEWS


Este final de semana será de calor mais intenso em Mato Grosso do Sul, conforme o MetSul Meteorologia. O aumento nas temperaturas ocorre devido a uma onda de calor que se desloca da Argentina sentido ao Brasil. A previsão indica que as máximas podem alcançar até os 39°C, com sensação térmica ainda mais alta.

Em Caarapó, o calor já é sentido, mas o pico deve ocorrer no fim de semana, principalmente no sábado, quando os termômetros podem chegar a 37°C ou 38°C antes das chuvas previstas para segunda e terça-feira. Para hoje, quinta-feira (27), os termômetros ficam entre 20°C (Miníma) e 33°C (Máxima).

A MetSul detalha que a massa de ar extremamente quente instalada sobre o Norte e o Noroeste da Argentina, onde cidades registram até 43°C, deve avançar para o Centro-Sul brasileiro entre sexta-feira e o início da próxima semana.

Segundo os meteorologistas do MetSul, a onda de calor é resultado de uma baixa pressão térmica no interior da Argentina, que favorece o avanço de ar quente pelo continente. Esse sistema cria a chamada “bolha de calor”, fenômeno caracterizado por uma área de alta pressão que comprime a massa de ar, aumenta as temperaturas e impede o avanço de frentes frias.

Nos estados do Sul, o efeito já aparece desde o início da semana. Cidades do Rio Grande do Sul registraram temperaturas acima de 35°C e a tendência é de aquecimento até sábado. Em Santa Catarina e no Paraná, o calor deve ser mais intenso no Oeste, com máximas próximas de 38°C.

O calor também vai atingir o Sudeste. Áreas do interior de São Paulo podem registrar até 40°C entre domingo e segunda-feira. No Rio de Janeiro, a MetSul prevê marcas que podem superar 40°C no início da próxima semana. Em Minas Gerais, o maior impacto será no Triângulo Mineiro, onde as máximas podem passar dos 35°C e chegar perto dos 40°C em algumas cidades.

Com o avanço da massa de ar quente, há possibilidade de pancadas isoladas de chuva e até temporais em algumas regiões, especialmente no fim da tarde, devido ao forte aquecimento.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE